Sutiã errado derruba o visual. Não só pela falta de conforto, mas porque os seios "sobram" e as gordurinhas do corpo ficam ressaltadas. A peça, se for bem escolhida, valoriza os seios, o colo e até a postura da mulher, o que faz dele um grande aliado da beleza e da sedução.
O primeiro passo é a observação. Pare na frente do espelho e analise seus seios. Veja o tamanho, a distância entre eles, a rigidez e a altura que eles se encontram. Com as respostas fica mais fácil decidir o que você procura em um sutiã: aumentar, diminuir, levantar, modelar ou juntar.
O segundo passo deve ser sempre a experimentação. Nunca compre um sutiã sem experimentar. Se a loja não permitir o teste, vá a outra que permita. Verifique se ele fica firme no corpo. Se ficar frouxo, o sutiã não pára no lugar devido e não oferece a sustentação necessária. Se ficar apertado, circulação será prejudicada, além de apertar e ressaltar as gordurinhas extras, deixando o visual deselegante. O correto é a faixa do sutiã ficar no tórax, seguindo uma linha reta em toda a volta do corpo, sem apertar muito ou ficar frouxa.
Preste atenção também ao tamanho do bojo. Ele deve ser totalmente preenchido e encostar nos seios com suavidade.
Seios pequenos
Quem tem seios pequenos precisa escolher muito bem o sutiã para não ficar parecendo uma tábua. Os novos modelos de sutiã, com bojos de desenhos diferentes e enchimentos, beneficiam os seios menores, aumentando o tamanho, sem deixar o visual exagerado ou desconfortável.
Seios grandes
A principal função do sutiã, para quem tem seios grandes, é firmar, tanto para sustentar os seios contra a lei da gravidade, quanto para evitar problemas de coluna e de postura. Os modelos com laterais e costas largas são os mais indicados. Bojos reforçados e alças grossas complementam a sustentação. Para diminuir, opte por bojos grandes e sem enchimento. Também existem, no mercado, modelos redutores, que fazem uma compressão nos seios, disfarçando o volume.
Seios separados
Infelizmente não são todas as marcas que oferecem opções para quem tem seios separados. Para juntar os seios, o bojo precisa ter um enchimento no lado e na parte inferior do sutiã. Chamado de “bananinha”, o enchimento em diagonal força os seios a irem para o meio, ao mesmo tempo em que dá uma levantada.
Seios flácidos
Para levantar, modelar e firmar, opte por modelos com tecidos reforçados ou duplos e bojos com espuma e aro de sustentação.
Com silicone
Todo mundo quer colocar silicone hoje em dia, mas a verdade é que ele dificulta mais ainda a tarefa de encontrar um sutiã adequado. Isso acontece porque com a cirurgia, o tamanho do bojo aumenta, mas o das costas continua o mesmo. Como os fabricantes ainda não fazem sutiãs sob medida, a saída é procurar e experimentar até encontrar um que fique bom.
Cuidado também com as cores das peças. Os mais básicos e de cores neutras, como chocolate, são odiados pela maioria dos homens, mas combinam com quase tudo. Se a roupa for preta, prefira um sutiã preto e, numa roupa clara, prefira os sutiãs em cores clarinhas, como o branco e o creme. E evite usar roupas claras sem sutiã.
Se você é daquelas que odeia usar sutiã e não está nem um pouco interessada em adquirir um, pode proteger seus seios da ação da gravidade usando camisetes, que são bem confortáveis. Mas não se esqueça, o sutiã é um grande amigo dos seios e existem opções para todos os gostos e tipos de seios, basta procurar.